Edit Content

Contatos

A COR DO ANO: PANTONE 18-1750 Viva Magenta

A força, a energia e o otmismo estarão em alta em 2023, a cor do ano segundo a Pantone, é o 18-1750 Viva Magenta.

A tonalidade descende da família dos tons vermelhos e se inspira em um dos corantes mais preciosos do mundo. Essa tonalidade é derivada da cochonilha, pertencendo á família dos corantes naturais.

A cor recebeu esse nome em 1858, através do químico francês François-Emmanuel Verguin, que conseguiu produzi-la como cor de anilina e originalmente o chamou de fucsina. Magenta também é o nome de uma cidade do Norte da Itália.

O significado
Não existe cor destituída de significado, elas afetam a emoção e a razão, e assim a impressão causada por cada uma é determinada pela forma como a percebemos.


A cor usada em uma roupa, por exemplo, será avaliada de modo diferente da qe usamos em um ambiente, num alimento, ou na arte.


O magenta é o vermelho puro, vermelho original porque não pode ser obtida a partir da mistura de outras cores e não possui partículas de nenhuma outra, como amarelo e o azul.


Seu significado está associado as forças da natureza, que auxiliam e revigoram o espírito, fortalecendo o interior das pessoas. E pode ser inserida através de pintura do ambiente, objetos decorativos ou da própria movelaria.


Porém, essa cor pulsante escolhida pelo empoderamento que é capaz de transmitir, pode ser um tanto desafiadora para quem deseja inseri-la na decoração.


Por ser uma bem vibrante indica-se não sobrecarregar, ou seja, não utilizar com exagero, ou em elementos muito grandes.


Mas é bom lembrar que não existe regras quanto a isso na arquitetura e acredite, um bom projeto é capaz de transformar um ambiente.


Para ajudar nessa escolha veja abaixo alguns tons de MDF’s que combinam perfeitamente com o VIVA MAGENTA:

MDF Carvalho da Arauco:

A mistura do magenta com o amadeirado é capaz de criar um visual alegre que desperta criatividade, além de causar a sensação de acolhimento, sendo perfeito para ambientes como sala de estar.

MDF Sálvia da Arauco:

O verde foi uma cor tendência em 2022, e a mistura com o rosa foi inusitada e bastante querida, uma dupla cheia de personalidade para quem não tem medo de ousar, imbatível para um ambiente arrojado, como por exemplo um lavabo.

MDF Milano da Guararapes:

Uma tonalidade expressiva que vai bem em diferentes ambientes, carrega uma sensação de otimismo criando espaços modernos. Pode ser facilmente equilibrado com tons neutros, pois evidencia as outras peças de relevância.

MDF Cinza Sagrado da Duratex:

O viva magenta é considerado uma cor hibrida, pois apresenta tons de azul na sua composição e por isso tem um equilíbrio em tons quentes e frios, casando com cores neutras e claras como também com cores fechadas e escuras.


Tamires B. Aguiar – Arquiteta e Urbanista – Consultora de Projetos TERPEL
Amanda Alves – Arquiteta e Urbanista – Consultora de Projetos TERPEL